Se pra você café tem apenas gosto de café, está perdendo de apreciar as verdadeiras notas de café que existem por aí.
E notas, não são de notas musicais, mas sim sensoriais que o sabor e o aroma que essa bebida possui e que são despertadas durante a sua degustação.
Mas fique tranquilo, o Consciência Café não vai te deixar na mão e vai te ajudar a elevar a sua experiência com uma boa xícara de café especial! Leia para entender melhor!
Vamos começar com o que é nota de café ou notas sensoriais de café.
Se você é um grande apreciador de café ou iniciou o consumo de cafés especiais, já deve ter notado que nas embalagens vem descritas algumas notas do café, como por exemplo: notas de caramelo, notas de chocolate, notas de frutas vermelhas, etc.
As notas servem como um “guia” de sabor e são descritas para que você consiga se orientar e decidir qual o café que mais agrada o seu perfil. Na prática, é quando você sente no café puro um gosto que lembra frutas, flores, doces, entre outros.
As notas não são adicionadas artificialmente, pelo contrário, elas são naturais do grão de café e podem ser influenciadas por fatores, como:
- Variedade do café;
- Origem;
- Terroir;
- Cultivo;
- Processo;
- Secagem;
- Torrefação, e muitos outros.
Para que servem as notas de café?
Da mesma forma que elas são influenciadas por diferentes fatores, elas também podem ser usadas para destacar as características do grão por país, origem, processo, etc.
Os fãs da bebida já estão tão acostumados com as notas que às vezes elas são um fator decisivo na hora da compra de um café especial.
Isso porque quando você aprende a identificar os sabores, você consegue entender o perfil de café que mais te agrada, as suas preferências.
Ou seja, se você gosta de um sabor mais adocicado, é provável que vá gostar de um bourbon vermelho, por exemplo.
Explorando todos os sentidos com as notas de café
Uma xícara de café pode esconder um universo de sentidos, não é à toa que já foram identificados mais 800 compostos aromáticos no café. Tanto que é comum as notas estarem relacionadas com aspectos como:
- Sabor: Sabe aquela impressão que o café deixa na boca? Esse é o sabor que geralmente está associado a doçura ou amargor. Por isso é comum ver notas de chocolate, caramelo, frutas, etc.
- Aroma: esse é o ponto forte de todo café. Quem nunca sentiu aquele cheiro gostoso de café logo pela manhã e já se animou. Esse cheiro que percebemos antes mesmo de tomar um gole pode incluir diversas notas.
- Acidez: É aquela sensação de frescor e vivacidade na bebida geralmente percebida nas extremidades da língua e que adicionam complexidade ao café.
- Corpo: Quando falamos de café encorpado, falamos da sensação de peso e textura da bebida na nossa boca. Se for uma bebida de corpo leve, terá como referência a água. Se muito encorpado, com um peso e textura mais cremosos, pode ter como exemplo extremo o leite.
- Finalização: É a impressão que vem depois da degustação. Varia entre curta, média ou longa, sendo as notas sensoriais que persistem após a ingestão.
Como os profissionais decifram as notas sensoriais de café
Dificilmente uma pessoa consegue detectar todas as nuances que um certo tipo de café pode proporcionar. Isso exige certo treino no paladar e no olfato, além de atenção aos mais variados tipos de sabores.
Foi por isso que a SCA (Specialty Coffee Association) tem como um guia para baristas, a roda de sabores, criada em 1995, muito inspirada na roda de sabores do vinho.
Nessa roda colorida você encontra várias possibilidades de cheiros e sabores que um café pode conter. Para chegar a esse resultado, foram feitos testes em cafés ao redor do mundo e como sempre há novidades no mercado, a roda tem sido constantemente atualizada.
Como você pode treinar o seu paladar para descobrir as notas de café
O primeiro conselho que podemos dar é: comece a prestar atenção nos cheiros e sabores dos alimentos. Aprecie seus momentos de degustação e vá treinando o seu paladar.
Isso pode ser feito provando os alimentos lentamente. Deixe o sabor passear pela sua língua e preste atenção no sabor e no aroma que você vai sentindo.
Assim como, é possível usar a roda de sabores do café para começar a praticar, começando pelas sensações mais familiares. Por isso, uma boa ideia é iniciar pelo centro da roda e conforme você for experimentando e identificando os sabores, você passa para o exterior.
Os cafés mais fáceis para começar a praticar são os mais doces, como o de notas de chocolate, de caramelo, porque são sabores mais familiares. Ao se habituar a identificar esses sabores, tente experimentar os cafés mais complexos.
Coloque em prática seu conhecimento sobre Notas de café aqui no Consciência
Não tem lugar melhor para você começar a praticar do que aqui, no Consciência Café, nossos baristas podem te ajudar a escolher o melhor café para degustar tanto em casa, como aqui na nossa cafeteria.
Outra dica é ficar de olho nos nossos Workshops sobre Café. Nele você vai aprender muito sobre o universo do café e ainda vai iniciar a sua prática na degustação.
Você já sabia sobre as notas de café e todas as suas características? Conta aqui pra gente nos comentários um pouco da sua experiência com o café!
Foto de capa: de Dessy Dimcheva na Unsplash