Alcides Carvalho: Uma vida dedicada ao café

Alcides Carvalho - Geneticista brasileiro do café

Toda a  história e mercado do café no Brasil foram construídos graças a muitos que dedicaram as suas vidas aos cafeeiros. Neste post, vamos destacar a vida de Alcides Carvalho.

Geneticista brasileiro que se tornou especialista no melhoramento da planta do café, suas pesquisas foram fundamentais para tornar o Brasil um dos principais produtores de café do mundo. 

Continue a leitura e descubra mais sobre a vida e as contribuições de Alcides Carvalho no cultivo do café brasileiro. 

Quem foi Alcides Carvalho? Breve biografia

Nascido em 1913, na cidade de Piracicaba – SP, Alcides Carvalho foi criado em uma fazenda de café, o que o levou a cursar agronomia.

Ele se formou em 1934 e um ano depois, foi convidado a trabalhar como pesquisador no IAC – Instituto Agronômico de Campinas, para atuar na seção de genética onde o foco seria o café e o milho. 

Este setor do IAC estava em seu início, começando os seus trabalhos com base na pesquisa em citologia, genética, reprodução e evolução das variedades de plantas

E foi assim que Alcides dedicou 50 anos de sua vida, enriquecendo as publicações científicas sobre o assunto e contribuindo para desenvolver mais de 60 variedades de café!   

Tive a rara oportunidade de trabalhar com café a vida toda. Achei que era extremamente importante trabalhar com uma planta que tanta riqueza trouxe a São Paulo. Não tive uma vocação especial. Gostei da ideia, da planta, e continuei trabalhando.” – Alcides Carvalho, 1913 – 1993.

O legado de Alcides Carvalho

Inegavelmente, Alcides Carvalho deixou um importante legado para o estudo e desenvolvimento do café. 

Ele publicou cerca de 250 artigos em revistas especializadas, foi co-autor de livros e elaborou materiais didáticos para cursos de graduação e pós-graduação.

Se tornou chefe da seção genética aos 35 anos e permaneceu nesse cargo por 33 anos. E se especializou em Genética Evolução e Citogenética em Nova York.

Talvez, uma de suas contribuições mais significativas, tenha sido suas pesquisas em parceria com o Centro de Investigação das Ferrugens dos Cafeeiros de Portugal. 

Essas pesquisas prepararam o Brasil contra a ferrugem, que quando chegou ao Brasil em 1970, foi amenizada graças a seus estudos. 

Resultados de seu trabalho 

Alcides Carvalho se aprofundou no estudo do café arábica, visto que em sua época ainda não era tão valorizado no mercado. 

Suas pesquisas contribuíram para a formação do café catuaí e a partir de então suas variedades revolucionaram a cafeicultura brasileira. 

Isso porque se formaram plantações mais resistentes, cumprindo com o objetivo do instituto de ajudar o Brasil a ser mais competitivo no mercado internacional do café.

O cruzamento dessas plantas deu origem a um dos bancos mais completos de espécies e variedades de café no mundo. 

Ainda em vida, Alcides Carvalho recebeu vários prêmios de reconhecimento pela sua contribuição para a cafeicultura. Uma delas, por exemplo, foi ter a honra de receber a Rainha Elizabeth durante a sua visita ao Brasil e sua passada no IAC.

Prêmios

Como fruto de muito estudo, trabalho e dedicação, o cientista brasileiro recebeu os seguintes prêmios:

  • 1976 – Doutor “Honoris Causa”, da Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz”/USP;
  • 1982 – Prêmio Nacional de Ciências e Tecnologia, do CNPq;
  • 1983 – Servidor Emérito do Estado de São Paulo;
  • 1984 – Medalha Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; 
  • 1987 –  Título de Agrônomo do Centenário do Instituto Agronômico; 
  • 1987 – Grau Comendador conferido pela Presidência da República; 
  • 1991 – Fellow, pela American Association for the Advancement of Science, 
  • 1993 – Homenagem do Governo da Costa Rica e dos cafeicultores brasileiros.

E em 2001, após a sua morte, o centro de genética da IAC nomeou o setor de Alcides Carvalho. 

  • Assista o vídeo abaixo e saiba um pouco mais sobre a vida de Alcides Carvalho:

Mas e você? Já conhecia o trabalho desse grande cientista do café? 

Se não, esperamos que tenha gostado de conhecer essa grande personalidade que trouxe tantas melhorias para a cafeicultura e por fim, para a economia brasileira. 

Nossa intenção como apreciadores de café é que você aprenda não só a estimar o sabor dessa bebida tão importante para o Brasil, mas também tudo o que ela envolve. 

Por isso, nosso blog está repleto de informações para você aproveitar enquanto saboreia as suas xícaras de café. 

Por fim, se curtiu esse texto, deixe aqui nos comentários, compartilhe com aqueles que também tem o café como paixão e se quiser, deixe-nos sugestões do que você gostaria de ver por aqui!

Foto de capa: Divulgação – Globo Rural

Outros Posts