As pessoas são criativas e se sentem estimuladas diante das novidades, isso explica o porquê elas vivem misturando coisas para se obter algo novo. O blend de café, segue um pouco dessa ideia.
Mas o que seria isso ao certo?
Bom, blend do inglês, significa mistura ou combinação, no entanto, quando falamos de blend de café, não é simplesmente qualquer tipo de mistura. É uma combinação feita para acentuar ou equilibrar alguns sabores.
Vamos explicar com muito mais detalhes nesse artigo. Se você deseja saber mais, é só seguir a leitura!
O que é blend de café?
Em resumo, blend de café é uma mistura ou combinação de diferentes tipos de cafés. Alguns irão dizer que é uma composição de cafés de origens diferentes.
Mas essa mistura é algo bem pensado com intuito de obter uma bebida com sabor mais equilibrado.
Ou então, melhorar a experiência na hora de degustar o seu café, seja intensificando um sabor ou trazendo uma sensação boa, porém inusitada!
Mas por que misturar?
Existem misturas que não dão muito certo, como no caso da coca cola black que misturava coca e café, mas não caiu nas graças do mercado.
Por outro lado, a ciência tem descoberto cada vez mais interações entre os gostos nos alimentos que têm sido apreciados pela comunidade gastronômica.
Essas interações renovam os estímulos em nossos cérebros e aumentam a nossa satisfação diante dos alimentos.
Existem interações que contrabalançam o sabor de um alimento. O amargo e o doce são um exemplo que quando estão em altas concentrações se anulam mutuamente. É o caso do café no açúcar. Da mesma forma temos o ácido e o doce.
Então, a ideia do blend de café está nesse caminho, sempre pensando em equilibrar ou trazer um café com melhor qualidade aos seus apreciadores.
Por que os baristas fazem blend de café?
Essa onda de “blendar” café já é de longa data e pode ser feita para fins comerciais, para agradar uma demanda específica ou um mercado, para melhorar um método de preparo ou simplesmente para suprir o desejo de se obter uma bebida exclusiva.
Os blends podem ser antes ou depois da torra, ou ainda podem ser feitos de cafés de lugares diferentes.
Quando falamos de lugares ou origem, abre-se ainda mais um leque de possibilidades, que podem significar de um mesmo país, só que de microrregiões diferentes.
E até mesmo de uma mesma fazenda, mas que foram cultivados em altitudes diferentes. Há os blends de variedades, de espécies, de processos pós colheita e por aí vai…
Assim sendo, ao combinar cafés os baristas procuram uma complexidade de sabores e atingir um equilíbrio.
Sobre os cafés de origem única
A gente já viu que fatores como solo, clima, cultivo e processamento fazem toda a diferença no sabor de um café e é o que define um café especial, isto é, café de alta qualidade.
Por isso, o grão de origem único é tão valorizado, pois ele vem de um lugar só e recebem a torra mais apropriada ao seu perfil para ressaltar seu sabor único.
Sua principal marca é a rastreabilidade, ou seja, você encontra no rótulo todas as informações de onde ele foi cultivado e suas características.
Sabendo da qualidade desses grãos, é que muitos entusiastas do café criaram uma visão negativa a respeito das misturas. Contudo, o blending tem a missão de juntar esses grãos de qualidade para formar uma bebida excepcional!
O que precisa ser pensado na hora de fazer um blend?
Apesar da ideia de misturar parecer simples, fazer um bom blend é uma arte, pois para criar exige um certo conhecimento para classificar e pontuar cafés.
Em geral, os baristas profissionais vão pensar que tipo de sabor um determinado grão tem a contribuir para uma mistura.
Para conservar a característica de cada grão, alguns baristas preferem fazer o blend pós-torra para obter o máximo de potencial de cada tipo de grão, que muitas vezes demandam torras específicas.
A princípio, sabendo o que cada grão tem a oferecer, é escolhido o grão de preferência. Depois de pensar nos aspectos que deseja ressaltar na xícara, é determinada a proporção de cada grão.
Depois disso, o ideal é fazer vários testes, até chegar ao equilíbrio desejado. Testando dessa maneira, com moagens e método de extração de sua preferência.
Para quem pretende se aventurar em casa, o indicado é sempre experimentar, avaliar e buscar em cada tentativa melhorar o seu blend.
Quer experimentar um blend de café? O Consciência Café te ajuda!
Aqui na nossa cafeteria trabalhamos com os melhores cafés especiais para que nossos clientes tenham uma experiência única na xícara, seja na cafeteria ou em casa.
É por isso que estamos prontos para te indicar os melhores blends de acordo com o seu método de preparo favorito!
É só passar aqui na cafeteria que nossos especialistas podem te ajudar a escolher os melhores grãos. Assim, você já pode aproveitar e provar uma boa bebida por aqui mesmo! Fica a dica! 😉
Foto de capa: Freepik