A Colômbia é um país riquíssimo, conhecido por suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo, biodiversidade, música e claro, pelo famoso café colombiano!
Mas será que o café da Colômbia é tudo isso mesmo ou é jogo de marketing?
Vem com o Consciência que averiguamos a fundo essa história e aqui você irá aprender tudo sobre o grão de café colombiano e o porquê ele faz jus a fama!
Ops, já demos um spoiler, mas sim, o café de lá é bom mesmo! Venha saber os motivos…
Por que o café colombiano é considerado um dos melhores do mundo?
O café colombiano é um dos favoritos mundo afora, é só perguntar por aí, especialmente para estrangeiros, qual o melhor café do mundo, que é bem provável que você vai ouvir como resposta o café colombiano.
Mas porque ele é considerado tão bom?
A verdade é que um bom café exige uma série de condições favoráveis para produzi-lo, como por exemplo: uma boa altitude, clima, chuvas na medida e tempo certo e por aí vai…
Por sua vez, a Colômbia possui todos esses requisitos para uma boa produção de café arábica e com isso, tem como resultado café de alta qualidade e sabor único!
Os principais motivos da Colômbia produzir um bom café
A posição geográfica e clima da Colômbia é tão favorável que permite o cultivo de café arábica em todo o país, visto que são 20 regiões cafeeira ao todo.
Outras características importantes são:
- Os variados microclimas;
- As temperaturas que ficam em torno de 17°C a 23 °C, o que é ótimo para a plantação;
- As áreas montanhosas e os solos vulcânicos que são ricos em nitrogênio;
- As fazendas localizadas em altitudes de 1200 a 1800m;
- A distribuição de chuvas por ano é de menos de 80 polegadas;
- E os lugares cercados por florestas tropicais.
É uma região tão rica e que combina tão bem com o café que a UNESCO declarou as plantações de cafés colombianas como Patrimônio da Humanidade.
História do café na Colômbia
Não se sabe ao certo como o café chegou na Colômbia, mas acredita-se que ele tenha sido levado ao país pelos jesuítas no séc XVIII.
No entanto, foi somente no séc XIX que ganhou relevância no país, já sendo responsável por 50% das exportações dos produtos colombianos.
No início do século XX com o impacto da Grande Depressão o governo colombiano acabou comprando muitas fazendas cafeeiras para evitar falências.
Depois disso, as dividiu e vendeu para pequenos agricultores que poderiam plantar, além do café, outras culturas.
Essa iniciativa, entre outros esforços da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), deu muito certo, como veremos a seguir.
Cultura e mercado do café colombiano
Atualmente, são mais de 600 mil cafeicultores no país, é praticamente um negócio familiar onde as terras são passadas de geração a geração.
As fazendas pequenas contribuem para um cultivo mais cuidadoso e devido aos variados microclimas e regiões, o país produz grãos muito diferentes em seus sabores e aromas.
As espécies mais cultivadas na Colômbia são:
- Typica;
- Caturra;
- Castillo;
- Bourbon;
- Colômbia;
- Maragogype;
- Tabi;
- Geisha.
Hoje a Colômbia é a 3a maior exportadora de café do mundo, ficando atrás do Brasil e Vietnã. Somente em 2022, chegou a exportar 14 milhões de sacas de café arábica.
Dentro do país o café é bem apreciado pela comunidade local e está fortemente ligado à cultura e a identidade de seu povo. Sempre associado a uma boa conversa e a relacionamentos.
Por que o marketing do café colombiano é forte e os brasileiros deveriam aprender com ele?
Apesar de o café colombiano ter alta qualidade , ele ficou realmente conhecido graças às ações da FNC, que desde sua criação tem contribuído para promover e negociar os preços de venda do produto no mercado internacional.
Na década de 50 criaram o personagem Juan Valdez, que representava os cafeicultores colombianos, que cultivam o café com amor, já que vivem dele.
A ideia era reforçar a boa qualidade do seu produto. Ele estava sempre acompanhado de sua mula que simboliza respeito e compromisso.
Lançaram suas primeiras campanhas publicitárias nos EUA em 1958. Na década de 60 criaram o selo “café 100% colombiano” que ajudou a valorizar ainda mais o café colombiano no mercado global.
Juan Valdez se tornou uma marca forte e reconhecida internacionalmente, e um dos maiores casos de sucesso de marketing.
Inclusive, depois criaram uma rede de cafeteria levando a marca, com mais de 320 lojas em vários países.
E por que o Brasil deveria aprender com eles?
Porque o nosso café também é de altíssima qualidade, mas não o divulgamos tão bem como nossos irmãos colombianos fizeram, nem dentro do país e nem no mundo.
E você? Já provou um café colombiano? Qual é o melhor pra você?
Você já conhecia todas essas características e histórias do café colombiano? Esperamos que tenha aprendido algo a mais conosco. E para descobrir muito mais sobre o mundo do café, continue lendo o nosso blog!
Agora, se quiser provar diferentes tipos de cafés de qualidade, é só chegar aqui no Consciência Café para provar uma boa xícara conosco!
Foto de capa: Leonel Barreto – Pixabay