Os cafés mais caros do mundo e o que eles tem de peculiar

Cafés mais caros do mundo

Há quem pague caríssimo por uma xícara de sabores raros, como os encontrados nos cafés mais caros do mundo

Isso porque para os amantes da segunda bebida mais consumida do mundo não há limites para explorar toda a complexidade de sabor que os grãos de café podem oferecer. 

Listamos os cafés mais exclusivos do mundo e vamos conhecer um pouco das suas peculiaridades e o porquê chegam a ter preços exorbitantes. 

Os 5 cafés mais caros do mundo

1. Black Ivory Coffee 

Os humanos descobriram que o café que passa pelo sistema digestivo de alguns animais, podem fazer uma grande diferença no sabor extraído do grão de café. 

Parece nojento preparar uma bebida que passou pelas fezes de um animal, mas é aí que você se surpreende. Um grande exemplo é o café Black Ivory, cultivado no norte da Tailândia, onde sua produção depende das cerejas de cafés digeridas por elefantes

Para produzir 1kg de café, é preciso que o elefante consuma 33 kg de cerejas cruas. O sabor da bebida é tão raro, que ele é vendido principalmente a hotéis 5 estrelas e restaurantes Michelin. 

Mas agora, meros mortais podem comprar diretamente do site da empresa produtora , lembrando que esse é realmente um café para poucos, pois 1 pacote de 35 gramas custa 150 dólares.

2. Kopi Luwak

Assim como o Black Ivory, o Kopi Luwak vem das fezes de um animal, só que quem está por trás de todo esse processo digestivo são as civetas, uma espécie de gato tropical típico da Indonésia. 

Esse café é cultivado principalmente nas ilhas de Java, Bali e Sumatra e pode ter origem selvagem, ou seja, colhido naturalmente das fezes deixadas na natureza. 

Ou pode ter origem em cultivo, o que envolve implicações éticas, já que os animais ficam enjaulados somente para esse fim. Por isso, o seu preço varia muito, podendo chegar a 1300 dólares por quilo.  

Civeta-cafe-kopi-luwak
Civeta – animal por trás do café Kopi Luwak | Freepik

3. Finca El Injerto

O El Injerto já foi campeão 7 vezes em 10 anos na competição do Cup of Excellence. A família Aguirre é quem cuida da fazenda localizada na Guatemala, dedicada à práticas sustentáveis. 

Essa atitude levou o local a ser certificado como a primeira fazenda do país neutra em carbono, pela Rainforest Alliance. 

Seu grão mais conhecido é o Moca, que tem um processo exclusivo de lavagem do grão. Junto a isso, seu cultivo é em alta altitude e em solo rico em minerais, o que acrescenta um complexo de sabores ao café. 

O preço do quilo desse café é de 1100 dólares.

4. Ospina

O café Ospina tem como curiosidade o seu cultivo em áreas remotas das florestas tropicais do Andes, além de ser uma das plantações mais antigas da Colômbia

As cinzas vulcânicas existentes na área conferem uma melhor fertilização do solo o que realça o sabor do café que possui notas de nozes, sabor equilibrado, mas que suaviza no final.  

O resultado no preço, faz com que apenas 250 gramas desse café possa custar 790 dólares. 

5. Fazenda La Esmeralda 

Um dos cafés mais conhecidos do Panamá, especialmente por sua especialidade do café Gueisha, que apresenta notas de rosa, zimbro e lavanda.

A fazenda Esmeralda tem vários cafés premiados e se tornou conhecida pela alta qualidade de seus cafés e por alcançar altos preços recordes em leilões privados online. 

Esse café pode chegar a 1700 dólares o quilo.

Os cafés mais caros do Brasil

O Brasil também não fica atrás dos cafés de alto nível e há alguns cafés que para experimentar você terá que investir um pouco mais. 

1. Fazenda Santa Inês

O café da Fazenda Santa Inês, é conhecido mundialmente por ter um café doce, de baixa acidez e notas cítricas. A fazenda fica localizada na Serra da Mantiqueira, no sul de minas, e graças às condições ambientais da região, cultiva café de qualidade há mais de 1 século. 

O seu café já alcançou a nota de 95.85 no Cup of Excellence Brasil. Para provar essa delícia rara, você pode desembolsar cerca de 50 dólares por 1kg desse café.

2. Café de Jacu

Tudo começou na fazenda localizada no Espírito Santo, onde se iniciava a plantação de café orgânico. Até que um dia houve a invasão de Jacuaçu, uma espécie de ave típica da região. 

Podemos dizer que o café do Jacu foi inspirado no café Kopi Luwak, já que o dono já havia provado o café asiático e um belo dia pensou: Por que não? 

Foi assim que ele testou o café com o trato digestivo das aves, que passou a ser produzido sem intervenção humana, com as aves livres, e um trabalho totalmente manual. Isso justifica o preço do café ser de 1180 reais o quilo. 

3. Gheisha do Sul de Minas

Por fim, temos o café Geisha brasileiro da fazenda Rainha, localizada entre São Paulo e Minas Gerais. Seu diferencial está no terroir que tem um solo vulcânico propício para a produção.

O café ganhou o Cup of Excellence de 2023 e foi arrematado por uma empresa japonesa de café por 84.500 reais a saca, ou seja, cerca de 1408 reais o quilo. 

Ficou com vontade de provar alguns desses cafés raros? 

Os cafés aqui listados são os mais exclusivos e de qualidade elevada que existem no ramo, resultado de muita observação e dedicação de profissionais que fazem destes os cafés mais caros do mundo. 

Assim como um bom vinho, devem ser apreciados em uma experiência memorável pelos amantes da bebida. 

Aqui no Consciência Café, não temos todas essas riquezas, mas temos alguns cafés especiais que valem muito a pena degustar. Venha nos visitar e viajar por esses sabores únicos que uma boa xícara de café especial pode oferecer!

Foto de capa: Freepik

Outros Posts