Curiosidades sobre o café: 10 Fatos interessantes

Curiosidades sobre o café

Se você tem acompanhado nossos blog posts, já deve ter percebido a complexidade de coisas que envolve a nossa bebida amada do dia a dia. Já que são inúmeras as informações, trouxemos curiosidades sobre o café surpreendentes. 

Fica até o fim desse texto e veja 10 fatos interessantes sobre a nossa bebida preferida!

1. São Paulo tem o maior cafezal urbano

Já pensou em ver uma mini fazenda em meio a cidade? O Instituto Biológico de São Paulo guarda o maior cafezal urbano do mundo, com cerca de 1 hectare (10 mil m2), no bairro Vila Mariana.

O cafezal surgiu para servir às pesquisas científicas por volta de 1950, quando foram plantados cerca de 2500 pés de café. 

Se ficou curioso, saiba que uma vez por ano o lugar é aberto ao público para visitação, como também os visitantes podem provar um pouco do café que ali é cultivado! 

2. No nosso país temos 3 comemorações para o café

Sabia que no Brasil nós praticamente temos 3 datas especiais para lembrar no café? São elas: 

  • 14/04 – Dia Mundial do Café: todavia, o curioso é que não é uma data oficial em todo mundo.
  • 24/05 – Dia Nacional do Café: criado em 2005 pela Abic para celebrar os cafezais brasileiros. 
  • 01/10 – Dia Internacional do Café: criado pela OIC – Organização Internacional do Café em 2015. A ideia era ter uma celebração oficial pelo mundo da bebida.
Amigos tomando café
Imagem ilustrativa – Amigos tomando café | Foto: Nathan Dumlao – Unplash

3. Café já foi motivo para pedir divórcio

A Turquia foi uma das primeiras cidades a difundir a cultura do café, inclusive foi lá que abriu a primeira cafeteria, em 1475 na antiga Constantinopla (hoje Istambul). 

O café era algo tão importante na cultura turca que houve até uma lei que autorizava as mulheres a pedirem o divórcio se caso os maridos não fornecesse uma certa cota do produto. 

4. Existem 124 espécies de café no mundo! 

A maioria das pessoas mal conhecem os 2 principais tipos de cafés mais consumidos no mundo, mas existem aproximadamente 124 espécies. 

Dessas, praticamente 57 vem da ilha africana Madagascar. Não é à toa que o café é originário da Etiópia, pois a maioria das espécies está em solo africano ou no Oriente Médio. 

5. Os cafés mais caros, são feitos a partir de fezes de animais

É isso mesmo que você leu! Os cafés mais caros produzidos no mundo passam por um processo de fermentação no intestino dos animais. 

Como por exemplo, o café Kopi Luwak que é feito a partir das fezes da civeta, um pequeno mamífero que vive nas palmeiras da Indonésia. Um pacote de 500g desse café pode chegar a U$700,00. 

Outro café caríssimo que é feito desse modo, é o Black Ivory (Marfim preto) que é feito a partir dos excrementos dos elefantes da Tailândia. Um pacote de 35g é vendido por U$85,00 nos EUA. 

No Brasil, temos o café Jacu, que é produzido a partir dos dejetos do pássaro Jacu, natural da Mata Atlântica. 

Como a produção depende desse processo natural, o custo dele pode ser 30 vezes mais caro que o café tradicional, um dos mais caros do Brasil. 

Civeta - que produz o café Kopi Luwak
Civeta – que produz o café Kopi Luwak | Foto: Pixabay

6. A maior cafeteria do mundo

Em 2014, foi inaugurada a maior cafeteria do Mundo na Arábia Saudita, o Al Massa Café, na capital Riade, que tem espaço para 1050 pessoas.

7. O primeiro nome dado ao café significava vinho

O primeiro país a cultivar o café foi o Iêmen, que deu o nome de planta de qahwah, que significa na língua iemenita vinho. 

8. De onde vem o nome Cappuccino

O delicioso cappuccino teve seu nome inspirado em um fato bastante curioso, nos monges italianos da ordem franciscana do século XVI. 

Isso porque as suas roupas eram túnicas marrom amarradas com um cinto branco, cores que lembram muito um expresso misturado com a espuma do leite. Quem diria, não?

Monge franciscano - inspiração para o Cappuccino
Monge franciscano – inspiração para o Cappuccino | Foto: Pixabay

9. A gata mais velha do mundo

A gata Creme Puff entrou para o livro do Guinness Book por ser a gata mais velha do mundo, já que ela viveu 38 anos. Mas a surpresa maior é que o seu dono a alimentou todos os dias de manhã com um cafezinho!! 

Ou seja, a Gata Creme Puff foi mais uma prova que o café traz longevidade. 


10. O descafeinado não é tão descafeinado assim…

Muita gente opta por tomar o café descafeinado para justamente evitar a cafeína. Mas o que elas não sabem é que esse tipo de café não garante que ele seja 100% livre de cafeína. 

De acordo com a Mayo Clinic, uma xícara de descafeinado pode conter de 2 a 12 miligramas de cafeína. 

Você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre o café? 

Poderíamos contar muitos outros fatos surpreendentes sobre essa bebida tão amada e cheia de facetas! 

Mas isso podemos fazer em um outro artigo! 

Se você deseja descobrir muito mais coisas sobre esse tema, como a sua história, produção, entre outros, continue lendo o nosso blog, estamos sempre trazendo novidades para você!

Aproveita e passa aqui no Consciência Café para provar uma boa xícara de café especial e explorar tudo o que essa bebida tem a oferecer! 

Outros Posts