Pensar em Esporte e Saúde é pensar no tipo de qualidade de vida que queremos ter agora ou mais tarde, já que a atividade física impacta nosso corpo e mente.
Como nós do Consciência Café estamos sempre preocupados em promover um estilo de vida mais saudável às pessoas, não podíamos deixar de falar sobre esse assunto, que muitas vezes é negligenciado no nosso país.
Para refletir sobre o tema, vamos falar sobre a realidade dos esportes no Brasil e seus desafios. Assim como os benefícios que ele traz ao nosso corpo e claro, como você pode dar os primeiros passos para adotar práticas esportivas na sua rotina!
Então, continue essa leitura porque vai valer a pena!
A realidade do esporte no Brasil e seus desafios
O esporte preferido do brasileiro e os que mais ele pratica
A gente sabe que o Brasil é o país do futebol e muitos dos nossos atletas são admirados em todo o mundo. Mas é só futebol que temos por aqui? E no cotidiano das pessoas, o quanto elas praticam algum tipo de esporte?
Bom, o brasileiro realmente gosta de esportes, é algo que está enraizado na cultura, começando pelo amor ao futebol, que é o esporte preferido de 70% dos brasileiros.
No entanto, isso vem mudando. Segundo uma pesquisa da Think with Google de 2021, o brasileiro tem acompanhado outras práticas esportivas além do futebol.
Inclusive, diversificado suas atividades esportivas, como ilustradas na imagem abaixo.
O Brasil e o esporte: em que pé estamos?
Por mais que o brasileiro goste de esportes, isso não quer dizer que ele pratique. Na verdade, apenas 19% da população pratica uma atividade esportiva constantemente. A realidade brasileira em relação ao incentivo ao esporte ainda tem muito o que evoluir.
A começar pelos investimentos que vem diminuindo desde os jogos olímpicos de 2016 que aconteceram no nosso país.
Sobre o assunto, o atleta olímpico Lars Grael lembra em uma entrevista à UOL que aproximadamente 3000 municípios brasileiros, dos 5570 que há no total, não tem um órgão responsável pela gestão e promoção do esporte.
Isso demonstra o quanto o esporte ainda não recebe a devida relevância na gestão pública.
Como os investimentos do país em esporte são baixos e ainda faltam incentivos na prática esportiva, são poucos os desportistas que conseguem seguir carreira e no âmbito escolar, poucos alunos continuam trilhando esse caminho.
Não é à toa que o IBGE de 2015, demonstrou que 62% de jovens ou adultos acima de 15 anos não praticavam nenhum tipo de esporte.
O que, aliás, segundo a pesquisa pode ter a ver com o baixo grau de instrução e a baixa renda familiar.
Mas por que o esporte é importante?
Muito além da saúde, vale comentar resumidamente os benefícios do esporte em outros aspectos.
O primeiro é no aspecto social, pois o esporte contribui de forma pedagógica para a formação de uma pessoa.
Ele promove a disciplina, respeito à hierarquia e às regras, solidariedade, espírito de equipe entre outros. Isso tem grande contribuição quando se pensa no coletivo social.
O esporte também incentiva a paz entre os povos, o respeito às outras culturas e o respeito ao meio ambiente.
Economicamente falando, o esporte movimenta uma grande indústria, seja no entretenimento com os jogos ou com a produção e venda de equipamentos e acessórios esportivos.
Os benefícios do esporte para saúde do corpo e da mente
Com as facilidades da automação do trabalho e o transporte motorizado, o homem foi se tornando cada vez mais sedentário e reduziu drasticamente suas atividades físicas.
Com isso, aumentou também o número de doenças cardiovasculares, dentre outras relacionadas a este estilo de vida com mais fadiga.
Por isso, o esporte tem um papel importante, tanto para a forma física, pois controla o ganho de peso, como também para uma boa saúde, já que previne doenças e os efeitos negativos do envelhecimento.
Podemos citar que atividades esportivas contribuem para o combate e prevenção de:
- Doenças coronarianas;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Doenças músculo-esqueléticas;
- Doenças respiratórias;
- E depressão.
Além disso, proporciona bem-estar e aumenta a auto-estima, melhorando assim a qualidade de vida, razões pelo qual tem um papel importante para a saúde mental.
Devido a esses benefícios é que a Medicina do Esporte orienta as pessoas a se exercitarem regularmente de 3 a 5 vezes por semana, ao menos de 30 a 60 minutos.
Que tal começar a pôr em prática algum esporte na sua rotina?
Se depois desse texto, você se convenceu de que precisa praticar algum esporte em favor da sua saúde, em resumo é só seguir essas dicas antes de começar:
- Procure um médico para avaliar suas condições físicas;
- Escolha um esporte que te agrade;
- Busque treinar perto da sua casa ou trabalho, para facilitar a inclusão do esporte na sua rotina;
- Procure treinar com amigos e buscar profissionais que praticam a mesma modalidade para pegar dicas e se sentir mais estimulado;
- Tenha metas, de preferência alcançáveis;
- Comece aos poucos e respeite os seus limites;
- Adote uma alimentação saudável;
- Beba bastante água.
Agora você já tem tudo para começar!
E se curtiu nossas dicas é só continuar aqui no Blog do Consciência Café que só tem coisa boa!
Foto de capa: Freepik