Seja para começar bem o dia, na cafeteria ou no trabalho, o café faz parte da rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas você sabia que o Brasil é o país que lidera a produção de café no mundo? Além disso, é um dos maiores exportadores do grão há décadas.
Não apenas produzimos e exportamos, como também o café é a nossa paixão, por isso o consumo só aumenta a cada ano.
O universo do café, além de ter uma história e cultura riquíssima ao redor do mundo, apresenta números impressionantes. Neste post, vamos te mostrar quem está no topo dos rankings quando o assunto é a nossa bebida tão amada. Continue lendo para conferir!
Produção de café ao redor do mundo
Apesar das mudanças climáticas afetarem as plantações de café ao redor do mundo, a boa notícia é que os anos de 2023 e 2024 tiveram um desempenho positivo.
No total, a produção de café mundial estimada nesses últimos 2 anos, segundo o DAEP, atingiu o volume físico equivalente a 171,4 milhões de sacas de 60kg.
Desse montante, 97,3 milhões de sacas, que correspondem a 56,7%, são da safra de café arábica. Enquanto o robusta e o conilon somaram 74,1 milhões de sacas, as quais representam 43,3% do total geral mundial.
Liderança brasileira na cafeicultura
Atualmente, o Brasil está no topo do pódio e produz mais de um terço de todo o café no mundo! Isso significa que a cada 3 xícaras de café consumidas no planeta, uma delas provavelmente veio daqui. Mas o que faz do Brasil o maior produtor mundial?
- Clima e solo: Nossa dimensão continental nos privilegia com boas condições climáticas e o solo brasileiro, ambos perfeitos para o cultivo do cafeeiro.
- Tradição: A tradição cafeeira no Brasil é secular, com um conhecimento acumulado de gerações.
- Tecnologia: Ao longo dos anos, a cafeicultura brasileira vem investindo em tecnologia e inovação para aumentar a produtividade e a qualidade do café.
Isso explica o porquê 34% da produção mundial do café vem do Brasil, que entre 2023-2024 teve uma produção estimada de 58,08 milhões de sacas de 60kg.
Esse número impressionante confirma a posição do Brasil como o líder no cultivo de café, uma posição que o país mantém há anos.
>> Você também pode se interessar por:
Café e Economia – O mercado do café no Brasil
Os maiores exportadores de café do mundo
Somente em 2023, foram exportadas mais de 39,2 milhões de sacas de grãos de cafés brasileiros, totalizando pouco mais de US$ 8 bilhões no ano.
O Brasil é o primeiro do ranking dos maiores exportadores de café mundiais, que são:
- Brasil: 39,2 milhões de sacas;
- Vietnã: 26,7 milhões de sacas;
- Colômbia: 10,5 milhões de sacas;
- Honduras: 5,4 milhões de sacas;
- Indonésia: 4,6 milhões de sacas.
Para onde vai todo esse café? Saiba quem são os maiores compradores do café brasileiro
Já vimos que vendemos muito para o mundo afora, mas você já se perguntou para onde vai todo o café produzido no Brasil?
Os principais destinos dessas exportações, segundo o canal Poder 360, são:
- Estados Unidos: 7,062 milhões de sacas;
- Alemanha: 6,508 milhões de sacas;
- Bélgica: 3,868 milhões de sacas;
- Itália: 3,774 milhões de sacas;
- Japão: 2,471 milhões de sacas;
- Reino Unido: 1,738 milhão de sacas;
- China: 1,646 milhão de sacas.
Esses números mostram não apenas a importância do café brasileiro no mercado global, mas também a diversidade dos mercados consumidores.
Café: a bebida que conquistou o mundo
É interessante notar como o café é uma bebida universal, não é à toa que é a 2a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para água.
Portanto, podemos dizer que os maiores coffee lovers do mundo, falando em consumo de café por pessoa, segundo a International Coffee Organization, são dos países abaixo.
Top 10 países com maior consumo de café por pessoa (per capita):
- Finlândia: 12 kg;
- Noruega: 9,9 kg;
- Islândia: 9 kg;
- Dinamarca: 8,7 kg;
- Holanda: 8,4 kg;
- Suécia: 8,2 kg;
- Suíça: 7,9 kg;
- Bélgica: 6,8 kg;
- Luxemburgo: 6,5 kg;
- Canadá: 6,5 kg.
Por outro lado, os maiores importadores de café no mundo quando se trata de consumo geral são os Estados Unidos, a Alemanha, Itália, Japão, Bélgica, Espanha e França. Esses países além de importar o café brasileiro também recorrem a outros produtores.
Um olhar para o futuro da cafeicultura brasileira
Olhando para o futuro, o Brasil está bem posicionado para continuar sua liderança no mercado global de café. No entanto, o país deve lidar com desafios como a sustentabilidade e a pressão por práticas mais ecológicas estão cada vez mais presentes na agenda dos cafeicultores.
Só assim será possível garantir que as próximas gerações possam continuar a desfrutar desta bebida tão querida.
Mas e você? Já conhecia esses números ou foi tudo uma novidade? Seja como for, se gostou desse post, te convidamos a explorar o nosso blog e a descobrir muito mais sobre o universo dos cafés especiais!