Se tem duas coisas que são paixões nacionais é o Café e o Futebol! Somos o maior exportador de café do mundo e atualmente, temos a seleção de futebol com mais títulos mundiais dos campeonatos da FIFA, ou seja, levamos a sério esses 2 elementos por aqui!
Mas o que poucos sabem é que há uma conexão histórica entre eles. Se hoje temos o futebol como paixão é devido a nossa bebida pretinha favorita!
Vem com a gente que neste artigo vamos te contar como o café influenciou a chegada do futebol no nosso país!
A consolidação do Brasil como exportador de café
Antes de tudo, se ainda não conhece a história do café no Brasil, te indicamos a leitura desse blogspot: História do café no Brasil: A Jornada do nosso Ouro Verde
Aqui vamos partir do século XIX, quando as plantações de café do Brasil haviam se adaptado entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com o crescimento das exportações do nosso café, fomos obrigados a nos aperfeiçoar e modernizar nossas estradas para transportar o café das plantações até ao Porto de Santos, principal ponto de exportação.
A partir dessa necessidade, veio a ideia de implementar uma linha de trem.
A construção da primeira ferrovia
O comerciante e banqueiro Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão de Mauá, teve a iniciativa de planejar uma ferrovia para facilitar o transporte de café.
Para isso, era necessário vencer o grande desafio da Serra do Mar para se ter acesso ao porto. Essa é a razão pela qual o Barão de Mauá buscou a opinião do engenheiro escocês James Brunlees, que na época era um dos maiores especialistas ferroviários.
Ele veio ao Brasil e aceitou participar da construção e com isso, vieram outros engenheiros experientes e cidadãos britânicos para a construção da São Paulo Railway Company, a primeira linha férrea brasileira entre Santos e Jundiaí.
Imigração inglesa e seu legado cultural
A ferrovia não foi o único legado deixado pelos ingleses no nosso país! Eles também trouxeram a iluminação pública, faixa de pedestres, planejamento urbano e os esportes.
Sim, esportes. Caso você não saiba, os ingleses são conhecidos como os inventores do futebol que conhecemos atualmente e é sobre ele que queremos falar.
Mas além do futebol, herdamos dos ingleses o rugby, cricket e o golf. Eles inauguraram o 1° Clube de Golf do Brasil, o São Paulo Golf Club, em 1901. Outro time pioneiro é o São Paulo Athletic Club que até hoje é o maior campeão nacional de rugby, com 13 títulos.
E o futebol? Bom essa história vamos continuar no próximo tópico…
A chegada e expansão do futebol no Brasil
Registros históricos mostram que o futebol chegou ao nosso país por meio dos ingleses e quem protagonizou essa história foi Charles Miller.
Miller era filho de um dos britânicos que veio para trabalhar nas ferrovias e chegou ao Brasil em 1894, depois de passar 10 anos estudando em Southampton, na Inglaterra.
Em meio a sua bagagem veio uma bola e um livro de regras de futebol, e meses após sua chegada, já estava organizando as primeiras partidas do jogo entre os times das empresas São Paulo Railway e São Paulo Company.
No início, o futebol era um esporte de elite, praticado apenas no tempo livre para diversão.
A popularização do Futebol
Os primeiros clubes dedicados somente ao futebol surgiram em 1900 e o primeiro campeonato em 1902. Apesar de somente os ricos participarem dos clubes, o futebol também ganhou o coração das classes mais pobres e logo surgiram os clubes de operários.
Somente por volta dos anos 20 é que alguns clubes profissionais cariocas começaram a aceitar operários e negros, que viam no esporte uma chance de ganhar um dinheiro extra.
Nos anos 30, Getúlio Vargas regulamentou as diretrizes do Esporte Nacional e o futebol foi reconhecido como um esporte profissional.
A partir daí, com ajuda do rádio para difundir os campeonatos, o esporte foi conquistando grandes massas urbanas e se consolidou como o esporte preferido dos brasileiros.
Talvez o maior impacto cultural que podemos ver nessa história é como o esporte foi chave para romper barreiras sociais e raciais, contribuindo para criar um senso de identidade nacional.
O que achou dessa conexão entre o café e o futebol?
Quem diria que o nosso cafezinho seria um dos principais elementos a mudar a economia, estrutura e cultura no nosso país!
Ele foi o responsável por muitas construções históricas e um dos facilitadores para a entrada do futebol no nosso país.
A história do café e do futebol brasileiro trouxeram impactos duradouros que moldaram a nossa identidade. E agora, toda vez que você tomar sua xícara, lembrará o quanto as nossas tradições estão conectadas!
Não é interessante? Nós também queremos saber de você… já conhecia essa história? Se gostou de conhecer esse fato, te convidamos a descobrir mais curiosidades sobre o café no nosso blog!
Foto de capa: Envato elements