O que poucos sabem sobre a relação do café e futebol no Brasil

Café e futebol

Se tem duas coisas que são paixões nacionais é o Café e o Futebol! Somos o maior exportador de café do mundo e atualmente, temos  a seleção de futebol com mais títulos mundiais dos campeonatos da FIFA, ou seja, levamos a sério esses 2 elementos por aqui!

Mas o que poucos sabem é que há uma conexão histórica entre eles. Se hoje temos o futebol como paixão é devido a nossa bebida pretinha favorita!

Vem com a gente que neste artigo vamos te contar como o café influenciou a chegada do futebol no nosso país! 

Xícaras de café no gramado

A consolidação do Brasil como exportador de café

Antes de tudo, se ainda não conhece a história do café no Brasil, te indicamos a leitura desse blogspot: História do café no Brasil: A Jornada do nosso Ouro Verde

Aqui vamos partir do século XIX, quando as plantações de café do Brasil haviam se adaptado entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Com o crescimento das exportações do nosso café, fomos obrigados a nos aperfeiçoar e modernizar nossas estradas para transportar o café das plantações até ao Porto de Santos, principal ponto de exportação. 

A partir dessa necessidade, veio a ideia de implementar uma linha de trem.

A construção da primeira ferrovia

O comerciante e banqueiro Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão de Mauá, teve a iniciativa de planejar uma ferrovia para facilitar o transporte de café.  

Para isso, era necessário vencer o grande desafio da Serra do Mar para se ter acesso ao porto. Essa é a razão pela qual o Barão de Mauá buscou a opinião do engenheiro escocês James Brunlees, que na época era um dos maiores especialistas ferroviários.

Ele veio ao Brasil e aceitou participar da construção e com isso, vieram outros engenheiros experientes e cidadãos britânicos para a construção da São Paulo Railway Company, a primeira linha férrea brasileira entre Santos e Jundiaí.

Imigração inglesa e seu legado cultural

A ferrovia não foi o único legado deixado pelos ingleses no nosso país! Eles também trouxeram a iluminação pública, faixa de pedestres, planejamento urbano e os esportes.

Sim, esportes. Caso você não saiba, os ingleses são conhecidos como os inventores do futebol que conhecemos atualmente e é sobre ele que queremos falar. 

Mas além do futebol, herdamos dos ingleses o rugby, cricket e o golf. Eles inauguraram o 1° Clube de Golf do Brasil, o São Paulo Golf Club, em 1901. Outro time pioneiro é o São Paulo Athletic Club que até hoje é o maior campeão nacional de rugby, com 13 títulos. 

E o futebol? Bom essa história vamos continuar no próximo tópico…

A chegada e expansão do futebol no Brasil

Registros históricos mostram que o futebol chegou ao nosso país por meio dos ingleses e quem protagonizou essa história foi Charles Miller

Miller era filho de um dos britânicos que veio para trabalhar nas ferrovias e chegou ao Brasil em 1894, depois de passar 10 anos estudando em Southampton, na Inglaterra.

Em meio a sua bagagem veio uma bola e um livro de regras de futebol, e meses após sua chegada, já estava organizando as primeiras partidas do jogo entre os times das empresas São Paulo Railway e  São Paulo Company. 

No início, o futebol era um esporte de elite, praticado apenas no tempo livre para diversão.

A popularização do Futebol

Os primeiros clubes dedicados somente ao futebol surgiram em 1900 e o primeiro campeonato em 1902. Apesar de somente os ricos participarem dos clubes, o futebol também ganhou o coração das classes mais pobres e logo surgiram os clubes de operários. 

Somente por volta dos anos 20 é que alguns clubes profissionais cariocas começaram a aceitar operários e negros, que viam no esporte uma chance de ganhar um dinheiro extra. 

Nos anos 30, Getúlio Vargas regulamentou as diretrizes do Esporte Nacional e o futebol foi reconhecido como um esporte profissional. 

A partir daí, com ajuda do rádio para difundir os campeonatos, o esporte foi conquistando grandes massas urbanas e se consolidou como o esporte preferido dos brasileiros. 

Talvez o maior impacto cultural que podemos ver nessa história é como o esporte foi chave para romper barreiras sociais e raciais, contribuindo para criar um senso de identidade nacional. 

jogadores de futebol

O que achou dessa conexão entre o café e o futebol? 

Quem diria que o nosso cafezinho seria um dos principais elementos a mudar a economia, estrutura e cultura no nosso país! 

Ele foi o responsável por muitas construções históricas e um dos facilitadores para a entrada do futebol no nosso país. 

A história do café e do futebol brasileiro trouxeram impactos duradouros que moldaram a nossa identidade. E agora, toda vez que você tomar sua xícara, lembrará o quanto as nossas tradições estão conectadas! 

Não é interessante? Nós também queremos saber de você… já conhecia essa história? Se gostou de conhecer esse fato, te convidamos a descobrir mais curiosidades sobre o café no nosso blog! 

Foto de capa: Envato elements

Outros Posts

Каким образом люди вспоминаем моменты триумфа

Каким образом люди вспоминаем моменты триумфа Индивидуальная память сформирована замечательным образом, и единой из ее характеристик считается предрасположенность к сохранению точно тех моментов, когда человеку

Как неопределенность делает события увлекательнее

Как неопределенность делает события увлекательнее Людская жизнь переполнена неожиданных поворотов, которые трансформируют обычные моменты в запоминающиеся воспоминания. Непредсказуемые ситуации вынуждают нас ощущать себя больше энергичными,

Каким образом случайность превращает происшествия увлекательнее

Каким образом случайность превращает происшествия увлекательнее Человеческая жизнь насыщена внезапных изменений, что трансформируют простые моменты в яркие переживания. Неожиданные ситуации вынуждают нас ощущать себя больше