Revelado o segredo da Prensa Francesa: café com sabor autêntico

Prensa Francesa

Em meio à empolgação das Olimpíadas de Paris, que tal embarcarmos em uma viagem sensorial que nos leva direto à terra natal da prensa francesa? 

Mais do que um simples método de preparo, essa ferramenta mágica nos convida a um tour no complexo sabor do café, revelando a alma da bebida em sua forma mais pura e autêntica.

Neste blogpost, você irá descobrir curiosidades sobre a origem da prensa francesa, como fazer um café delicioso nesse equipamento e muito mais! Já salve nos seus favoritos para fazer o seu cafezinho na prensa depois! 

A origem da Prensa Francesa: história que transcende fronteiras

Embora ostente o nome francês, poderíamos chamá-la de prensa europeia, dada a influência de vários países no seu desenvolvimento. 

Ao que tudo indica, a primeira versão da prensa apareceu na França em 1852, patenteada pelos franceses Mayer e Delforge, mas não era exatamente como a conhecemos hoje. 

A prensa só chegou à forma que conhecemos, em 1929, quando ela recebeu o toque dos italianos Attilio Calimani e Giulio Moneta.

Contudo, foi em 1958, que o equipamento chegou ao seu modelo mais popular, tendo seu design feito na Suíça. Com a patente suíça, o equipamento voltou à França, onde foi nomeado Chambord ou La Cafetière Classic. 

Atualmente, a patente do equipamento pertence a uma empresa da Dinamarca que a distribui pelo mundo. Mas, por respeito à sua origem, ela continuou sendo chamada de “Prensa Francesa” ou “French Press”.

>> Você também pode se interessar por:

Qual o diferencial da Prensa Francesa? O segredo está no sabor

Afinal, o que torna a prensa francesa tão especial? 

Ao contrário dos métodos que utilizam filtros de papel, a prensa francesa é um dispositivo de imersão usado para fermentação, equipado com um filtro de malha metálica.

Isso faz com que ela preserve os óleos essenciais do café, com isso ela cria uma experiência gustativa mais suave e rica em nuances. 

Como esses óleos passam diretamente para a sua xícara, o resultado é um sabor mais aveludado e aromático, realçando as notas naturais dos grãos.

Cada gole é um convite para desvendar o perfil único e complexo dos grãos, despertando vários sentidos.

Além disso, a prensa francesa é conhecida por sua simplicidade e eficiência, pois não requer eletricidade e é fácil de limpar. Portanto, com um pouco de prática, você pode preparar um café perfeito sempre que desejar.

Aprenda a preparar um café perfeito na prensa!

Agora que você conhece um pouco da história e dos diferenciais da prensa francesa, vamos ao passo a passo para preparar um delicioso café usando este método.

Transformar grãos de café em uma bebida extraordinária com esse método é um processo simples, porém, que exige um toque de precisão.

  1.  Escaldar a prensa: comece escaldando a prensa com água quente. Isso ajuda a eliminar resíduos e a manter o calor durante o preparo.
  1. Moagem dos grãos: use uma moagem grossa, semelhante ao açúcar cristal. Isso evita que muitos resquícios de café passem para a xícara.
  1. Proporção de café e água: siga a proporção de 17 gramas de café para 200 ml de água, para um café mais concentrado.
  1. Adicionar água: Despeje a água quente sobre o café moído. Deixe em infusão por cerca de 4 minutos.
  1. Mexer a mistura: Após a infusão, mexa delicadamente para liberar os aromas e sabores, e para quebrar a crosta de grãos não saturados.
  1. Pressionar o êmbolo: Abaixe o êmbolo da prensa, mas não até o fim, para evitar que os resíduos passem para a xícara.

 Voilà! Sua xícara de café está pronto, agora é só apreciar! 

Experimente seu café especial favorito na Prensa Francesa aqui no Consciência Café

Se todo esse processo lhe parece complicado ou se deseja experimentar essa belezinha feita por especialistas, venha ao Consciência Café. 

Aqui, você tem a oportunidade de experimentar os cafés especiais selecionados a dedo na prensa francesa . Não deixe de provar o seu café especial favorito com esse método. Visite o Consciência Café e deixe-se levar pela magia do café preparado com cuidado e tradição.

Se gostou desse artigo, te convidamos a continuar lendo o nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades do Consciência e sobre o universo do café! 

E não se esqueça: seu café especial te espera!

Imagem de capa: Freepik

Outros Posts