Alimentação Saudável: entenda o que é e seus benefícios!

Alimentação Saudável

Amamos trazer assuntos que fazem parte do nosso universo para você! Embora nossa expertise seja café, não podemos deixar de falar sobre alimentação saudável, já que fizemos questão de colocar algumas opções em nosso cardápio

Te convidamos a se aprofundar mais sobre o tema, que faz tão bem para nossa saúde e rotina, e quem sabe já colocar algumas ideias em prática.

Então vamos para o conteúdo que você só tem a ganhar!

Antes de tudo, o que é alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela que proporciona equilíbrio ao corpo. Como por exemplo, fornecendo os nutrientes necessários para que o seu organismo funcione bem, mantenha a saúde equilibrada bem como uma maior qualidade de vida. 

Isto porque uma alimentação equilibrada diminui drasticamente o risco de uma série de doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes, obesidade, desnutrição, entre outras. 

Para isso, é importante que nas refeições haja variedade em alimentos de qualidade, de preferência in natura ou minimamente processados, como veremos mais nos próximos tópicos.

Brunch Consciência Café
Brunch do Consciência Café com opções sem glúten e sem lactose

Benefícios de uma alimentação saudável

Já que falamos das doenças que podem ser evitadas, não custa nada enfatizar as vantagens que vem com refeições mais equilibradas. Segue alguns exemplos:

Controle de Peso

Pensando mais na saúde do que na questão estética, uma dieta saudável vai te ajudar a controlar o seu peso. Tanto para evitar a obesidade, como também para manter a nutrição adequada ajudando no ganho de massa magra. 

Energia

Uma boa alimentação dá mais energia porque mantém os níveis de carboidratos, lipídios e nutrientes adequados, o que te ajuda a se manter mais bem disposto e produtivo. 

Imunidade

Esse é outro benefício de se consumir bons alimentos, pois seu corpo estará mais propenso a combater doenças ajudando suas células de defesa. 

Melhora da qualidade de vida

Por fim, o resultado é uma vida mais longa, mais disposta, com mais autoestima e com menos riscos à sua saúde! 

Não é uma maravilha? Vamos ver como colocar isso em prática!

Exemplo de alimentação saudável

A chave para uma alimentação balanceada é o consumo de “comida de verdade”, ou seja aquele alimento que consumimos da forma como pegamos ele na natureza, ou que não sofre alteração pela indústria. 

O alimento quando passa por alterações é conhecido como comidas processadas e que com isso, perdem seu valor nutricional.

Para ilustrar o que seria uma boa alimentação equilibrada, vamos usar o prato saudável de Harvard, que foi desenvolvido por especialistas da universidade para orientar pessoas que desejam fazer melhores escolhas alimentares.

Prato de alimentação saudável 

De acordo com o prato de alimentação saudável de Harvard as pessoas devem aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas saudáveis como feijões, nozes e carnes brancas. 

Da mesma forma como devem aumentar o consumo de água, usar óleos saudáveis e tudo isso acompanhado, é claro, de atividades físicas. 

Além disso, é muito recomendado diminuir o consumo de carne vermelha e processadas, que aumentam os riscos de câncer e outras doenças. E como se não bastasse, tem sido um dos grandes causadores de danos ao meio ambiente.

Segundo o estudo da Harvard, se as pessoas comessem mais plantas e menos carne, 11 milhões de vidas poderiam ser salvas de doenças globais. 

E ainda indica que a carne gera 180 vezes mais gases de efeito estufa. Assim sendo, uma alimentação saudável não só beneficia a nossa saúde, mas também o nosso planeta. 

Prato de alimentação Saudável
Prato de alimentação Saudável | Foto: Harvard School of Public Health

Alimentação sem glúten e sem lactose 

Quando se fala de alimentação sem glúten, em síntese se refere a uma estratégia alimentar para pessoas que têm alguma doença celíaca ou que tem sensibilidade ao glúten. 

Glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e outros ingredientes que são utilizados em bolos, pães e bebidas fermentadas. 

E no caso da alimentação sem lactose, é aquela que evita alimentos com derivados de leite de vaca. 

Visto que ele contém a lactose, que é um açúcar natural que pode causar alergias e intolerância em algumas pessoas. 

Ambos os tipos de alimentação não apenas evitam os efeitos colaterais que o glúten e a lactose trazem para o corpo, como também pode trazer melhora na saúde daqueles que resolvem diminuir o seu consumo.   

E claro, independente de qual adotar, elas podem ser perfeitamente conciliadas com as sugestões de uma alimentação equilibrada. 

E por que o Consciência Café está falando de alimentação saudável?

Bom, em primeiro lugar o Consciência Café estima muitíssimo o consumo de café especial, que é um café muito mais saudável pela forma como é produzido e que traz muito mais benefícios ao seu corpo. 

E não apenas pela questão do café, mas fizemos questão de fazer um cardápio mais inclusivo e com opções saudáveis para os nossos clientes. 

Assim, ninguém fica de fora e ainda mais você tem a chance de provar uma boa refeição, saborosa e nutritiva!

Quando nos visitar, fica a dica de experimentar os nossos lanches ou o nosso brunch, que tem opções sem glúten, sem lactose e veganas. 

Bacana, não é mesmo? Esperamos você aqui para experimentar! 😉

Outros Posts