O que você não sabe sobre o Café Moca e a riqueza do seu sabor

Café moca

Com toda a certeza você sabe o que é café, não é mesmo? Mas e o Café Moca, você sabe o que é? E é Moca mesmo ou mocha? Epa, acho que eu já vi Moka também… 

Eita, se você já está perdido no meio dessa informação, fica calmo, que nesse texto você irá sair especialista sobre o café moca e as diferenças entre essas palavras. 

Vamos lá para uma nova descoberta do mundo do café! 

Qual é o certo: Mocha, Moka ou Moca? 

Bom, os 3 estão certos, entretanto são coisas diferentes. Vamos entender o que é cada um deles a seguir. 

Entenda o que é Mocha e Moka

Mocha ou Mocca

Vem de Mocaccino, que é o nome da bebida feita com uma dose de expresso, leite cremoso e calda de chocolate… hummm delícia não é mesmo! 

Moka

É aquela cafeteira italiana que simula um espresso. Você já deve ter visto na casa de alguém ou é possível que tenha em casa. Foi patenteada em 1931 por Alfonso Bialetti. 

Imagem ilustrativa de uma bebida Mocha e a cafeteira italiana Moka
Imagem ilustrativa de uma bebida Mocha e a cafeteira italiana Moka | Fotos: Freepik

O que é o café Moca?

Antes de tudo, para entender o que é café Moca, você precisa saber como é o fruto do café. 

Se você ainda não sabe, o café vem de um fruto que é composto por uma casca, polpa, mucilagem  e o pergaminho que é uma camada que envolve os grãos, que em geral são duas sementes.  

O Moca por sua vez é uma anomalia do fruto, que ao invés de formar 2 grãos, forma 1 só e ainda se caracteriza por ter um formato mais arredondado. 

Mas calma, esse é um processo natural e que já é esperado na produção, e que vai depender muito das condições de cultivo do café, desde o clima, características do terroir, polinização, etc. 

Mas, nem sempre ter somente 1 semente significa que é um moca. Pode ser que a semente seja apenas achatada em um dos lados.

Ele também é conhecido por moquinha, peaberry em inglês e caracolillo ou caracol em espanhol.

Os principais fatores para incidência do café Moca

Isso pode ocorrer por 3 fatores, segundo a comunidade científica:

1. Falha nos ovários da planta na hora de fertilizar a semente;

2. Falha no desenvolvimento posterior do endosperma (o grão do café);

3. Incompatibilidade dos 2 genitores durante a polinização das plantas.

Curiosidade

Moca era o nome de uma cidade do Iêmen, um dos primeiros lugares a cultivar o café e que teve o maior porto de exportação de café no mundo. 

>> Veja mais no nosso texto da História do Café.

Além do formato, o que mais o Moca traz de diferente?

Apesar de ser desprezado por muito tempo pelos produtores, por acharem que seu aspecto era sinal de problemas no grão, depois de muitos estudos, essa perspectiva mudou. 

Os profissionais descobriram que esse tipo de grão tem muito potencial e produz uma bebida mais adocicada e encorpada, com notas de chocolate.

Por ser um grão único na fruta, ele acaba recebendo bem mais nutrientes. 

Sem contar que seu formato arredondado facilita o momento da torra, pois os grãos arredondados passam pelo cilindro do torrador com mais facilidade. Isso ajuda na transferência de calor e para uma torra mais uniforme. 

Sementes de café normal e semente do café Moca
Sementes de café normal e semente do café Moca | Foto: Coffee dusk

A produção de grão Moca

Estima-se que o grão Moca seja o equivalente a 10 a 15% de uma colheita. E ao menos 5% da produção brasileira de café são de Moca.

Como encontrar esse grão é um processo mais trabalhoso, ele acaba sendo um pouco mais caro. 

Ele pode se desenvolver nas duas espécies de cafés mais comercializadas, ou seja, no café arábica ou no robusta, No entanto, a incidência desse tipo de grão acontece mais com o robusta

Como o Moca é selecionado?

Os grãos costumam ser selecionados após o processamento, depois de seco, quando são submetidos a peneiração. 

Como ele é um grão de menor ocorrência, para se chegar a uma saca deste grão são necessários muito tempo de trabalho. O que muitas vezes não compensa para produtores com pouca mão de obra e baixo retorno financeiro

No entanto, quando o cafeicultor faz esse trabalho, ele aproveita para montar um blend de mocas e assim fazer lotes de cafés com a mesma origem.

Ainda que o Moca não seja tão valorizado por muitos produtores, ele tem sido muito apreciado por baristas e entrado no mercado de cafés especiais

Conclusão

E você, já conhecia essas particularidades sobre o Moca? Embora haja aqueles que não veem muita diferença no sabor, os fãs dizem que é nítido a diferença do seu sabor mais doce! 

Se você quiser tirar a prova, vem aqui no Consciência Café aprender a apreciar as diferenças dos cafés especiais. 

E se não achar o Moca por aqui, sem dúvida o Mocha vai ter! rsrs 

E por fim, para ler mais curiosidades como essa e descobrir cada vez mais sobre o universo do café, é só continuar no nosso blog que tem mais! 

Outros Posts