Café especial x café tradicional: você conhece as diferenças?

Café especial x café tradicional

Se você tem o hábito de tomar café, é provável que em algum momento você tenha provado um café comum de mercado e um café de qualidade em uma boa cafeteria. E para quem não sabe, existem muitas diferenças entre o café especial x café tradicional

Já falamos de algumas delas aqui no blog do Consciência, mas neste post, trouxemos tudo bem mastigado para você saber diferenciar esses 2 cafés! Confira nos próximos tópicos! 

O Café Tradicional: aquele da nossa rotina

A maioria dos brasileiros tem o café como parte do seu dia a dia, seja para começar a jornada, entre os intervalos do trabalho ou para receber aquela visita! 

Mas o café que costuma fazer parte das casas brasileiras é aquele que encontramos no mercado, que é o café mais comercializado, o que chamamos de café tradicional. 

Geralmente, ele tem uma produção maior e os seus grãos podem ser misturados entre espécies e qualidade. 

E muitas vezes para disfarçar toda essa mistura, ele acaba sendo mais torrado e recebendo dessa forma uma cor mais escura e um sabor mais forte.

O café tradicional pode conter grãos da espécie robusta e arábica, como também contém impurezas (galhos, folhas, etc.). 

Em resumo, toda essa larga escala na produção e praticidade durante o processo, faz com que esse café seja inferior ao café especial. 

Café tradicional | Imagem ilustrativa – Canva

Café especial: aquele queridinho das cafeterias

Por outro lado, temos o café especial que muitos experimentam nas cafeterias, já que a bebida fica melhor quando o grão é moído e torrado a pouco tempo. 

Afinal, nem todos tem como moer os grãos de café em casa e sabem fazer uma boa torra. 

Mas é aí que está uma das principais características do café especial, isto é, todo o seu processo desde a origem, cultivo, torra até chegar a sua xícara é bem artesanal. 

Isso já indica a qualidade superior que o café especial apresenta. Com isso, sua bebida consegue oferecer experiências sensoriais únicas. 

Em geral os cafés especiais são 100% da espécie arábica e recebem notas acima de 80 pontos (escala até 100) na classificação da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais)

Café especial x café tradicional: principais diferenças

Somente ao explicar sobre cada um deles, já dá para perceber um pouco das suas diferenças, não é mesmo?

Mas vamos listar aqui os principais pontos que os diferenciam, para você visualizar melhor.

Café especial
Café especial – Imagem ilustrativa – Freepik

Origem dos grãos

O cultivo de café especial dá preferência para mudas que tenham boa origem e que sejam rastreadas, para que o consumidor final tenha ciência de onde a planta veio.

Altitude

O café especial, que é 100% arábica, de modo geral se desenvolve melhor em maior altitude, enquanto o café tradicional pode vir de plantas que se adaptam em regiões mais baixas. 

E quanto maior a altitude, mais minerais o grão recebe, o que influencia no sabor e aroma final da bebida. 

Cultivo

A produção de café especial é feita da maneira mais orgânica possível, com todo o cuidado para se evitar doenças e uso de fertilizantes.

Colheita

É uma fase mais manual e artesanal, o café precisa estar no ponto de maturação certo e não deve ser colhido do chão. Diferente do tradicional que aproveita todos os frutos e grãos. 

Torra e preparo

As fases finais do café especial da mesma forma recebem o máximo de atenção. A torra deve ser feita de forma a explorar melhor o aroma e o sabor do grão.

E a escolha do preparo da bebida também leva os mesmo quesitos em consideração.

Por outro lado, o café tradicional opta por torra escura, deixando o café mais amargo e menos encorpado, na tentativa de encobrir a falta de qualidade dos grãos. 

Variedade

Enquanto o café tradicional tem uma variedade mais limitada, o café especial pode ser escolhido por origem (Brasil, Colômbia, etc), por torra, por sabor, entre outras opções. 

Experiência sensorial

O café tradicional terá sempre o mesmo gosto, você já sabe o que esperar dele, o que pode ser bom ou ruim dependendo do seu ponto de vista.

Já no café especial há sempre uma novidade no sabor. Dependendo do café que escolher, ele pode ser mais frutado, floral, notas de chocolate ou caramelo, enfim, há uma infinidade de sentidos para se explorar! 

E você, qual café prefere? 

Seja qual for o café que você preferir, café especial x café tradicional , ambos tem espaço para os amantes do café. 

Todavia, o café especial tem caído cada vez mais no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Sendo buscado por aqueles que preferem café de maior qualidade, mais sustentável e que buscam sensações mais intensas na bebida. 

E o Consciência Café está aqui para isso, para te ajudar a explorar cada nota de sabor que vem do café especial! 

É só chegar aqui na nossa cafeteria que vamos te apresentar diversas variedades de grãos e preparo para você apreciar um bom café especial!

Outros Posts