Café espresso: a bebida que revolucionou o mundo do café!

Café espresso

Por ser um café encorpado e de sabor marcante, o café espresso é um dos mais solicitados nas cafeterias, padarias e restaurantes do Brasil e do mundo. 

Mas, você sabe como é o verdadeiro café espresso? Sua origem e como ele ganhou o mundo? Aliás, é café expresso ou espresso? 

Nesse artigo você vai conhecer as respostas de todas essas perguntas, então continue a leitura para ficar por dentro! 

Um pouco da história do café espresso

Primeira geração da máquina de espresso

Lembra quando falamos aqui no blog sobre o surgimento dos métodos de preparo?

Ainda na parte 1 do texto trouxemos como surgiu a 1a máquina de espresso, inventada em 1901 por Luigi Bezerra, sua patente foi vendida para Desiderio Pavoni que lançou em 1905 uma série de máquinas espesso chamadas de La Pavoni Ideali.

As máquinas possuíam uma grande caldeira que produzia até 1.5 bars de pressão que empurrava água por meio de uma camada de café. 

A bebida era produzida em 1 minuto, o que era muito rápido para época. No entanto, esse tempo de preparo que para os nossos dias é considerado longo e acabava deixando o gosto do café mais amargo. 

Café Espresso da máquina
Café Espresso da máquina | Foto: Freepik

Inovação e revolução do espresso

Em busca de um café perfeito e menos amargo, em 1938 o barista Achille Gaggia inovou a máquina de espresso, dando a ela uma alavanca que a tornou mais eficiente. 

A máquina de Gaggia atingia uma pressão de 9 bars, enquanto a água chegava à uma temperatura de 90°C, podendo ser controlada. 

Com essas mudanças, em 30 segundos o café estava pronto e sem deixar o forte amargor, e devido a pressão, finalmente o espresso ganhou a crema, aquela espuma tão característica dos espressos que conhecemos atualmente. 

Daí por diante, o café espresso deixou de ser um artigo de luxo e se popularizou pelo país. Sem contar as cafeterias que ganharam mais popularidade e puderam expandir seu menu de bebidas com variações a partir do simples espresso!

Café expresso ou espresso? Qual é o correto?

Na língua portuguesa, a palavra expresso, sinônimo de rápido é grafada com X. Aí quando você chega na cafeteria e vê espresso com S, logo você imagina que o dono do café escreveu a palavra errada. 

No entanto, o que você não sabe é que quando se trata de café, espresso com S é totalmente aceitável! 

Isso porque os pioneiros do espresso são os italianos, eles deram o nome da bebida pensando na palavra “esprimere“, que traduzindo significa “pressionado”, já que é feito uma pressão no café durante a extração. 

Contudo, vale mencionar que várias partes do mundo também utilizam o expresso com X, que vem do latim e que está relacionado com a rapidez na preparação. 

Por isso, ambos os termos são aceitáveis e usados ao redor do mundo. 

Nós, do Consciência Café, adotamos o Espresso com S, em homenagem à origem italiana e para manter a tradição de um bom espresso! 

Resumindo, o que é café espresso? 

Agora que você entendeu os termos, chegou a hora de saber o que é o espresso, sua principal característica e mais adiante como é o seu preparo. 

O café espresso está diretamente relacionado a sua forma de preparo, que basicamente é o processo pelo qual o ponto central é passar água quente em alta pressão pela moagem de café. 

Isso garante que a extração dos aromas do café moído seja preservado, sem contar que o café extraído dessa forma, mantém muitos dos óleos essenciais dos grãos, acentuando suas notas sensoriais.

Geralmente, com a pressão, o café forma uma espuma marrom clara por cima, que confere mais sabor à bebida. 

Apesar de ser uma bebida mais forte e intensa, ele é muito apreciado e por isso é servido em xícaras pequenas. 

Xícara de café espresso
Xícara de café espresso | Fonte: Freepik

Café espresso, como fazer? 

Para fazer um bom espresso, siga as seguintes etapas:

  • Moa o grão pouco antes de preparar a sua bebida;
  • Regule a temperatura da água entre 90°C a 95°C;
  • A pressão deve ser cerca de 9 bars;
  • Utilize cerca de 8 a 10 gramas do café moído no porta filtro, distribuindo o pó uniformemente e apertando levemente;
  • O tempo de extração deve ficar entre 20 e 25 segundos, dependendo da máquina de espresso;
  • E decida a quantidade de água. Para um clássico italiano, a medida é de 30ml.

Com tudo preparado, é só iniciar a extração e logo curtir a sua bebida. 

Você já conhecia todas essas informações sobre o Espresso? 

Hoje você viu no que consiste um verdadeiro café espresso. Tá muito mais relacionado ao processo, do que ao tipo de café e etc…

Agora, agradeça mais uma vez aos italianos por ter aperfeiçoado a bebida e aproveitar cada gole da sua xícara! 

Se curtiu esse texto e gostaria de saber muito mais sobre café, entre outros assuntos interessantes, continue lendo o nosso blog. 

E fica o convite de vir aqui no Consciência Café tomar um boa dose de espresso com a gente!

Foto de capa: Chevanon – Freepik

Outros Posts