Café e arte: Como o Consciência Café abre espaço para artistas locais 

Café e Arte - Freepik

Talvez você nunca tenha feito essa relação, mas café e arte tem grandes coisas em comum. O café já serviu de base para muitas inspirações artísticas e continua inspirando. 

Mas não para por aí. 

No texto de hoje, vamos conversar mais sobre essa conexão do café com a arte e como nós do Consciência Café buscamos incentivar os artistas locais. 

Então continue a leitura para novas descobertas! 😉

Como o Consciencia Café une Café e Arte para explorar os sentidos

À primeira vista, café e arte não parecem ter alguma relação, mas já vimos na história do café o quanto ele já incentivou e serviu de cenário para o encontro de artistas. 

Grandes artistas como Cândido Portinari e Debret tiveram as fazendas de café como inspiração de suas obras. E ainda hoje, encontramos artistas que usam ou se inspiram na bebida para criar a sua arte. 

Um bom café, assim como a arte desperta sensações que se iniciam no prazer aromático, passando pelo complexo de sabores e continua na percepção de bem estar no nosso corpo.

A arte, por sua vez, traz beleza aos olhos, nos sensibiliza, torna ambientes mais agradáveis e nos ajuda a expressar as questões da vida.

É nessa mistura de sensações que nós do Consciência Café buscamos trazer para o nosso espaço mais beleza com obras de artes de artistas locais.

exposição de quadros de artistas locais - Jacelyne Wulczak
Exposição de quadros de artistas locais no Consciência Café

Como incentivamos a cultura local por meio da arte no nosso espaço

Nós abrimos espaço para ter a arte como decoração no nosso ambiente e essa é uma das maneiras que encontramos para incentivar a cultura e divulgar os trabalhos artísticos que estão próximos a nós. 

Os artistas aproveitam o espaço do Consciência Café para fazer uma exposição das suas obras.

E um dos artistas que já expôs o seu trabalho várias vezes conosco é a Jacelyne Wulczak, artista plástica, que se especializou em aquarela e tem paixão em pintar retratos realistas.

Assim como nós, ela tem um grande desejo de fortalecer as atividades artísticas da cidade, como comentaremos no próximo tópico.

A artista plástica de Foz que recebeu uma carta de gratidão da rainha Elizabeth

Jacelyne sempre nos agracia com seus quadros realistas, de paisagens coloridas e  retratos. Moradora de Foz e servidora pública, desde pequena ela se dedica à pintura e foi desenvolvendo a sua técnica com muita prática, cursos e workshops. 

O realismo da sua pintura e os retratos de celebridades são as características que mais se destacam em seu trabalho, mas foi em 2022, que ela ganhou a atenção da mídia nacional.

Isso porque Jacelyne fez uma quadro em homenagem aos 70 anos de governo da rainha Elizabeth. E logo depois, recebeu uma carta diretamente do palácio de Buckingham, uma forma gentil de demonstrar gratidão e reconhecimento pelo presente da artista.  

Apesar deste ser um episódio marcante para Jacelyne, ela continua fazendo a diferença na região por meio da arte. Uma das formas que ela encontrou de incentivar a atividade artística por aqui foi também se unindo a outros artistas.  

Pintura da rainha Elizabeth e carta enviada pelo Palácio de Buckingham
Pintura da rainha Elizabeth e carta enviada pelo Palácio de Buckingham | Foto: Jacelyne Wulczak

Projetos que incentivam a arte em Foz do Iguaçu

Jace participa da Acapi – Associação dos Artistas Plásticos do Iguaçu, que busca fomentar a arte local. Assim como é integrante do grupo aquarelices, onde voluntários levam artes as escolas e entidades sociais. 

Com isso, o projeto aquarelices busca estimular mais pessoas a se envolverem em atividades artísticas. O grupo também se reúne todos os meses nos eventos plein air, onde os artistas retratam vários lugares de Foz do Iguaçu. 

Além disso, Jacelyne tem o seu próprio ateliê na região da Vila Yolanda. onde dá aulas de desenho, aquarela e pintura em tela. Ela não só ensina, como acredita que qualquer um que goste de pintar pode desenvolver essa habilidade transformadora. 

Seu lema é a frase do célebre pintor Van Gogh:

“Eu não posso mudar o mundo, mas posso pintá-lo de uma maneira que o faça parecer melhor.”

Em seu ateliê, Jace faz pinturas personalizadas, retratos e lembranças para momentos especiais. Para conhecer melhor o seu trabalho, siga ela no instagram! @jace.wulczak.art

Gostou de saber que no Consciência Café também tem arte?

Se depois de ler esse blog o seu lado artístico despertou, te incentivamos a buscar se envolver mais, pois a arte faz bem para mente, alma e coração! 

Fique de olho nos nossos eventos, estamos sempre trazendo algumas novidades por aqui e venha nos visitar aqui no Consciencia Café! Seja para apreciar uma obra artística local ou viver toda experiência sensorial de provar um bom café.

Capa: serhii_bobyk – Freepik

Outros Posts